Por que fazer teste auditivo?

teste-auditivo-online

Por que fazer teste auditivo? Essa é uma pergunta frequente aqui na clínica. Vamos esclarecer algumas dúvidas.

Como já falamos por aqui, no Brasil, existem 10,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva. Desse total, 2,3 milhões têm deficiência severa. Se o Brasil tem 210 milhões de pessoas, as pessoas com deficiência auditiva representam 4,76% da população. Entre estes, as com perda severa somam 23%.

A perda gradual da audição, principalmente quando há exposição de longo tempo aos ruídos que prejudicam nossa audição (leia o nosso conteúdo postado sobre Dia Mundial da Audição e descubra os ruídos que prejudicam nossa audição) é comum, por isso é tão importante ficar atento a saúde dos seus ouvidos.

O exame auditivo é um meio de testar a saúde da sua audição. Ele é muito importante pois ajuda a identificar se o paciente tem perda auditiva e, portanto, se vai precisar fazer uso do aparelho auditivo ou não.

Além disso, a audiometria também ajuda a levantar o diagnóstico e o prognóstico, tendo em vista que muitos fatores podem contribuir para a perda auditiva. Dessa forma, é possível sugerir medidas preventivas para evitar o agravamento da alteração.

Como funciona?

O exame de audiometria é feito por meio de um equipamento chamado audiômetro, dentro de uma cabine acústica ou em uma sala acusticamente tratada (sala isolada). O paciente coloca um fone e os profissionais avaliam a menor intensidade que o indivíduo ouve cada som apresentado (em diferentes frequências). Assim, eles conseguem traçar o “limiar auditivo”.

Com base nisso, o diagnóstico traçado informará se a pessoa tem uma perda de audição e qual o tipo e grau dessa perda (leve, moderada, severa ou profunda).

Esse exame determina a perda auditiva, enquanto os outros exames, como a imitanciometria — que é complementar à audiometria —, avaliam o funcionamento da orelha média, verificando casos de doença ativa e se existe algo que causa o impedimento da passagem do som para a orelha interna.

Além da audiometria tonal descrita acima, também existe a logoaudiometria ou audiometria vocal que determina qual a porcentagem de entendimento de fala que o paciente tem, bem como qual a menor intensidade que ele consegue reconhecer na fala.

Quando fazer o exame?

O exame auditivo deve ser realizado desde a infância, principalmente em crianças em idade escolar ou com atraso no desenvolvimento de fala e linguagem. Na vida adulta, esse exame deve ser feito quando há a dificuldade de concentração/entendimento tanto em ambiente silencioso como ruidoso (barulhento).

Após os 60 anos, também é recomendado fazer a audiometria. Pessoas que trabalham com barulho, falando muito ao telefone, convivendo em um escritório com várias pessoas, passando várias horas no trânsito etc., precisam verificar e monitorar a função auditiva anualmente — mesmo sem sintomas —, pois esses ruídos podem danificar sua audição.

Os exames auditivos também podem diagnosticar:

  • obstrução nos ouvidos;
  • danificação nos tímpanos;
  • doenças dos ossos do ouvido;
  • surdez neurossensorial;
  • otite, etc.

Ficou com dúvidas?

Entre em contato conosco pelo telefone (11) 2272-5894, (11) 2061-5854 ou WhatsApp (11) 94866-6859, estaremos prontos para proporcionar o melhor atendimento.

Siga nosso Instagram

Compartilhe conhecimento! S2

Facebook
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Dra. Regina Soares

Idealizada pela CEO Dra. Regina Soares, a Clínica ReVitali, é uma empresa especializada em promover saúde e qualidade de vida, por uma equipe de profissionais experientes em diversas áreas, tornando-se um atendimento personalizado e de excelência aos seus pacientes.

Post Recentes
Abrir chat
Precisando de ajuda?
Fale com a Jullia agora!
Os melhores aparelhos auditivos com atendimento de excelência! Me chama aqui, como posso te ajudar?