Aparelho auditivo para idosos

aparelho-auditivo-para-idosos

Aparelho auditivo para idosos. Você sabia que a surdez na velhice é algo muito comum, pois quanto mais ficamos velhos, naturalmente, o sentido da audição sofre algumas alterações.

Porém, é importante estar ciente que isso pode acometer qualquer pessoa.

A condição não é exclusiva deste grupo e pode afetar pessoas de qualquer faixa etária. 

Procurar ajuda para um diagnóstico precoce e conhecer as possibilidades de tratamento como também a variedade de aparelho auditivo para idosos, pode fazer diferença na sua vida.

Clínica ReVitali

Leia essa matéria com calma e entenda tudo que precisa saber sobre aparelho auditivo para idosos.

Ao final, preparei uma lista com todos os tipos de aparelhos auditivos disponíveis aqui na Revitali e suas características específicas.

Antes mesmo de você começar a pesquisar sobre aparelhos auditivos para idosos é preciso entender quais indicações e os diferentes graus e tipos de perda auditiva.

O que é a surdez?

A surdez (ou presbiacusia) é um problema que acontece quando as células auditivas possuem algum tipo de desgaste fisiológico.

De forma geral, o seu agravamento acontece justamente a partir dos 60 anos de idade.

Entre a capacidade auditiva considerada normal e a perda total desse sentido, existem graduações como perda auditiva leve, moderada e severa, por exemplo.

E essa perda auditiva, em diferentes graus, pode acontecer em diversos estágios da vida e por diversas razões.

Sinais que podem indicar comprometimento da audição:

  • Familiares e amigos do seu convívio dizem que você não está escutando bem
  • Você tem o costume de deixar o volume da televisão mais alto do que as outras pessoas
  • Sente dificuldades para identificar de onde vêm os sons
  • Quando está em grupo ou em lugares movimentados, sente algumas dificuldades para acompanhar conversas

 

É preciso procurar profissionais da área da saúde capacitados, como um fonoaudiólogo ou um médico otorrinolaringologista, para avaliar a sua capacidade auditiva, como indicar o tratamento mais correto — de acordo com as necessidades específicas de cada um.

Quando um aparelho auditivo é indicado?

Lembro você novamente que somente um especialista poderá indicar ou não a necessidade do uso de um aparelho auditivo. 

E que quanto mais cedo um problema de saúde é identificado, mais facilmente ele poderá ser tratado e sua vida não será tão comprometida.

É bom entender que para cada grau existe um tipo de aparelho mais indicado, inclusive, que pode ser regulado de acordo com as necessidades de cada pessoa.

Mas atualmente, recomenda-se o aparelho auditivo não apenas nos casos mais graves da perda de audição, mas mesmo nos casos considerados mais leves. 

Até mesmo crianças podem precisar usar esses dispositivos.

Inclusive, ainda na etapa de alfabetização é muito importante que os pais estejam atentos à saúde do ouvido dos pequenos.

Com a audição eles desenvolvem a linguagem e a fala também. 

loja-de-aparelhos-auditivos-ipiranga

Modelos de aparelho auditivo para idosos

Há uma enorme variedade de aparelhos auditivos, indicados para necessidades individuais de cada paciente. 

Contudo, todos eles têm componentes em comum, que são um microfone, amplificador e receptor, tudo para captar as vibrações sonoras, transformá-las em sinais elétricos e, na sequência, em sons audíveis.

Os modelos podem ser separados em 7 tipos:

  • intra-auricular — ele se adapta à anatomia do ouvido de cada pessoa (toda a concha da orelha) e é indicado para desde perdas leves até severas
  • intracanal — como o próprio nome diz, fica posicionado no canal auditivo, sendo indicado para quem tem perda leve ou moderada. Possui um recurso de aumento e diminuição do volume e fica posicionado dentro do canal auditivo. Por isso, é parcialmente visível.
  • microcanal — ele é quase “invisível”. Infelizmente, há restrições para pessoas com o sistema auditivo mais estreito. Pode ser usado para graus leves e moderados
  • retroauricular — o mais versátil no que se refere a recursos e frequências, por ser bem potente, é um dos mais usados e também recomendado para a maioria dos graus de perda auditiva
  • zumbido: sendo uma das tecnologias mais avançadas em aparelhos auditivos até o momento. Ele diminui o zumbido causado pela surdez através de terapias. E, além disso, possui recursos de redução de ruídos, conversas com foco automático e aumento da voz de quem fala.
  • receptor-no-canal (RIC): a principal vantagem deste aparelho auditivo é o tamanho. Por ser pequeno, o ouvido não fica completamente coberto, ou seja, o som é escutado de forma mais natural;
  • aparelhos CROS: quando o aparelho possui este tipo de tecnologia, é possível que o deficiente auditivo unilateral (surdo de um só ouvido) consiga utilizá-lo, coisa que há pouco tempo atrás não era possível.

Para você escolher o melhor, somente o profissional capacitado é quem irá te explicar.

O aparelho deve, principalmente, não atender apenas questões estéticas, mas ser o mais funcional possível.

Conclusão

Para finalizar, é importante adquirir o aparelho auditivo para idoso em uma loja especializada, com profissionais capacitados, que comercializa os melhores modelos do mercado.

Afinal de contas, quando o assunto é a nossa saúde, procuramos os melhores tratamentos.

Entre em contato para tirar todas as suas dúvidas.

Siga nosso Instagram – @drareginasoares.revitali

Compartilhe conhecimento! S2

Facebook
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Dra. Regina Soares

Idealizada pela CEO Dra. Regina Soares, a Clínica ReVitali, é uma empresa especializada em promover saúde e qualidade de vida, por uma equipe de profissionais experientes em diversas áreas, tornando-se um atendimento personalizado e de excelência aos seus pacientes.

Post Recentes
Abrir chat
Precisando de ajuda?
Fale com a Jullia agora!
Os melhores aparelhos auditivos com atendimento de excelência! Me chama aqui, como posso te ajudar?