O que é AASI?

o-que-e-AASI

AASI é a sigla utilizada para Aparelho de Amplificação Sonora Individual, em resumo é o que chamamos simplesmente de aparelho auditivo.

Um aparelho auditivo é basicamente um mini sistema de amplificação do som. Hoje existem milhares de marcas e modelos de AASI no mercado. Porém, a única maneira de saber qual aparelho é recomendado para o seu tipo de perda auditiva, é realizando um atendimento em uma clínica especializada e que conte com profissionais formados em fonoaudiologia.

No Brasil, o ASSI necessita de indicação médica. Geralmente, é indicado quando a perda auditiva é irreversível, podendo ser de grau leve a profundo.

Os aparelhos auditivos (ASSI) são utilizados atrás da orelha, com encaminhamento dos sons para o canal do ouvido ou totalmente adaptados dentro do canal.

Transformam as ondas sonoras em sinais elétricos que são processados e transformados novamente em ondas sonoras.

O aparelho auditivo aumenta e processa os sons do ambiente conforme a configuração da perda auditiva e as preferências do usuário.

Depende do bom funcionamento das células do ouvido interno.

É possível usar mais de um ASSI?

A perda auditiva tem várias causas, porém aqui o importante é você saber que ela pode ocorrer em uma das orelhas (perda unilateral) ou nas duas (perda bilateral).

Quando o problema aparece em ambos os lados, ele pode ser simétrico ou assimétrico. Isso quer dizer que o nível de dificuldade para escutar pode ser igual em ambos os ouvidos ou apresentar déficit diferentes.

Para usar um aparelho auditivo, a pessoa precisa possuir uma audição residual.

Assim, o equipamento consegue amplificar o som ambiente e da fala, facilitando o processo de escuta.

Se alguém só apresenta perda em um dos ouvidos, não há necessidade de usar dois aparelhos.

O uso nos dois ouvidos só é necessário quando a deficiência é bilateral, sendo em apenas uma orelha (unilateral) a indicação é de adaptação do aparelho auditivo na orelha prejudicada.

Perda auditiva bilateral

Há casos em que as pessoas optam por um aparelho mesmo tendo perda auditiva bilateral.

As justificativas são diversas, mas uma das mais comuns é alegar que, em um dos lados, a perda não é tão grande e “ainda dá para ouvir”. Isso, no entanto, não é o mais indicado.

Quando o problema de audição é bilateral, é importante utilizar dois aparelhos independentemente do grau do problema em cada orelha.

De forma natural, nós ouvimos os sons em ambas as orelhas, o que ajuda na melhor captação da fala e contribui para a orientação espacial.

Em quem tem perda bilateral, usar aparelhos nos dois ouvidos melhora a qualidade de vida de maneira ampla.

Quando se tem perda bilateral e opta-se por apenas um aparelho, além de comprometer a habilidade de localização, podemos prejudicar a compreensão da fala/sons porque perdemos a capacidade de somação da informação entre as duas orelhas, aumentando o esforço auditivo.

Usar o aparelho auditivo em ambas orelhas permite uma escuta natural e de compreensão mais fácil.

Compartilhe conhecimento! S2

Facebook
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Dra. Regina Soares

Idealizada pela CEO Dra. Regina Soares, a Clínica ReVitali, é uma empresa especializada em promover saúde e qualidade de vida, por uma equipe de profissionais experientes em diversas áreas, tornando-se um atendimento personalizado e de excelência aos seus pacientes.

Post Recentes
Abrir chat
Precisando de ajuda?
Fale com a Jullia agora!
Os melhores aparelhos auditivos com atendimento de excelência! Me chama aqui, como posso te ajudar?