Entenda o TDAH

TDAH

Entenda o TDAH atinge adultos e crianças, estudos revelam que 3% a 6% da população mundial sofre com o transtorno.

2 milhões de pessoas adultas no brasil tem TDAH. Saiba mais sobre esse transtorno.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, cerca de 4% da população adulta mundial têm o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Só no Brasil, o transtorno atinge aproximadamente 2 milhões de pessoas adultas.

TDAH pode surgir na infância?

O TDAH também pode surgir na infância, e se associa a dificuldades na escola e no relacionamento com demais crianças, pais e professores.

As crianças são tidas como “avoadas”, “vivendo no mundo da lua”, geralmente “estabanadas” e “ligados por um motor”. Isto é, não param quietas por muito tempo.

Os meninos tendem a ter mais sintomas de hiperatividade e impulsividade do que as meninas, mas todos são desatentos.

Crianças e adolescentes com TDAH podem apresentar mais problemas de comportamento, como por exemplo, dificuldades com regras e limites.

 Em adultos, ocorrem problemas de desatenção para coisas do cotidiano e do trabalho, bem como com a memória (são muito esquecidos), são inquietos (parece que só relaxam dormindo), vivem mudando de uma coisa para outra e também são impulsivos.

Eles têm dificuldade em avaliar seu próprio comportamento e quanto isto afeta os demais à sua volta. São frequentemente considerados “egoístas”.

Com grande frequência trazem outros problemas associados, tais como o uso de drogas e álcool, ansiedade e depressão.

Entenda o TDAH, quais as causa?

Já existem inúmeros estudos em todo o mundo – inclusive no Brasil – demonstrando que a prevalência do TDAH é semelhante em diferentes regiões, o que indica que o transtorno não é secundário a fatores culturais (as práticas de determinada sociedade, etc.), o modo como os pais educam os filhos ou resultado de conflitos psicológicos.

Estudos científicos mostram que portadores de TDAH têm alterações na região frontal e as suas conexões com o resto do cérebro.

A região frontal orbital é uma das mais desenvolvidas no ser humano em comparação com outras espécies animais e é responsável pela inibição do comportamento (isto é, controlar ou inibir comportamentos inadequados), pela capacidade de prestar atenção, memória, autocontrole, organização e planejamento.

O que parece estar alterado nesta região cerebral é o funcionamento de um sistema de substâncias químicas chamadas neurotransmissores (principalmente dopamina e noradrenalina), que passam informação entre as células nervosas (neurônios).

O diagnóstico do TDAH

O diagnóstico é feito através de uma avaliação clínica bem minuciosa com um profissional habilitado para que não haja dúvidas sobre o diagnóstico.

Se não houver dúvidas, o tratamento do TDAH pode envolver abordagens psicológica, psicopedagógica e medicamentosa.

Os principais sintomas incluem hiperatividade, desatenção e impulsividade.

Ficou com dúvidas?

Entre em contato conosco pelo telefone (11) 2272-5894, (11) 2061-5854 ou WhatsApp (11) 94866-6859, estaremos prontos para proporcionar o melhor atendimento.

Siga nosso Instagram

 

Compartilhe conhecimento! S2

Facebook
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Dra. Regina Soares

Idealizada pela CEO Dra. Regina Soares, a Clínica ReVitali, é uma empresa especializada em promover saúde e qualidade de vida, por uma equipe de profissionais experientes em diversas áreas, tornando-se um atendimento personalizado e de excelência aos seus pacientes.

Post Recentes
Abrir chat
Precisando de ajuda?
Fale com a Jullia agora!
Os melhores aparelhos auditivos com atendimento de excelência! Me chama aqui, como posso te ajudar?