Para que serve o mapeamento de fala?

mapeamento-de-fala

Em objetivas palavras o Mapeamento de Fala é o registro por frequência da fala amplificada pelo aparelho auditivo captada diretamente na orelha do paciente, utilizando-se para isso um estímulo de fala.

O aparelho auditivo tem como objetivo amplificar os sons para compensar a perda auditiva. Porém, não é somente esse o desejo de uma pessoa que usa próteses auditivas. Ela deseja ouvir melhor seus amigos e familiares, e quer ouvir bem em todas as situações sociais do seu dia-a-dia. Quer ouvir na igreja, no trabalho e durante um jantar em família. O que realmente deseja é ouvir melhor a FALA, pois dessa forma terá liberdade de interagir, participar e se comunicar ativamente.

Por que o mapeamento é importante?

O mapeamento de fala permite observar se a fala está ou não sendo amplificada em todas as frequências, de acordo com a sua perda de audição. Sendo assim, se este “mapa” mostrar que a fala não está sendo amplificada da maneira correta, o Fonoaudiólogo fará ajustes nas frequências que necessitam de mais ganho para tornar a fala audível, o que torna a programação muito mais precisa.

Os aparelhos auditivos digitais se baseia na amplificação dos sons antes que eles cheguem ao ouvido. Para garantir um resultado efetivo, alguns sons são amplificados, como o da fala, enquanto outros são diminuídos, como os ruídos. Porém, se as configurações não estão certas, surgem as dificuldades de ouvir bem. Por isso, o mapeamento de fala é tão importante.

Como é feito o processo de mapeamento?

O início do procedimento é marcado pelo posicionamento de uma pequena sonda no canal auditivo. Em seguida, o paciente ouve uma gravação de fala e a sonda capta o nível de amplificação. Os resultados aparecem em um gráfico, em que são verificados os valores da intensidade dos sons. De acordo com cada perda auditiva, são feitas as alterações necessárias.

O processo é indolor, não é invasivo e oferece uma abordagem sistêmica muito clara do problema. Porém, note que não se trata da medição da capacidade de compreensão. Na realidade, o mapeamento identifica o “volume” projetado dos sons e se está dentro do esperado para suprir cada perda auditiva.

Dados

No Brasil, de 10,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva. Desse total, 2,3 milhões têm deficiência severa. A surdez atinge 54% de homens e 46% de mulheres. A predominância é na faixa de 60 anos de idade ou mais (57%). Nove por cento das pessoas com deficiência auditiva nasceram com essa condição e 91% adquiriram ao longo da vida, sendo que metade foi antes dos 50 anos. Entre os que apresentam deficiência auditiva severa, 15% já nasceram surdos. Do total pesquisado, 87% não usam aparelhos auditivos. 

Ficou com dúvidas?

Entre em contato conosco pelo telefone (11) 2272-5894, (11) 2061-5854 ou WhatsApp (11) 94866-6859, estaremos prontos para proporcionar o melhor atendimento.

Compartilhe conhecimento! S2

Facebook
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Dra. Regina Soares

Idealizada pela CEO Dra. Regina Soares, a Clínica ReVitali, é uma empresa especializada em promover saúde e qualidade de vida, por uma equipe de profissionais experientes em diversas áreas, tornando-se um atendimento personalizado e de excelência aos seus pacientes.

Post Recentes
Abrir chat
Precisando de ajuda?
Fale com a Jullia agora!
Os melhores aparelhos auditivos com atendimento de excelência! Me chama aqui, como posso te ajudar?