A importância da audiometria ocupacional

audiometria-ocupacional-revitali

A audiometria ocupacional é um exame simples, porém, extremamente relevante para o acompanhamento da saúde auditiva do trabalhador. Sendo, inclusive, previsto pelas leis trabalhistas.

Perda auditiva por exposição a ruído é um dos maiores riscos no trabalho.

A perda auditiva por exposição ao ruído é um dos mais frequentes riscos ocupacionais.

Por isso, é importante tomar alguns cuidados para evitar esse problema no ambiente de trabalho.

São muitas as consequências da exposição diária a ruídos altos, entre elas a perda auditiva, o zumbido e a surdez súbita, além de outros efeitos não auditivos, como alterações cardiovasculares e mudanças no comportamento social.

Indústrias

As fontes mais frequentes de ruído nos ambientes de trabalho são as máquinas.

As indústrias, portanto, são ambientes potencialmente perigosos, em especial a da construção, a metalmecânica e a da madeira.

Outros ambientes que podem elevar o risco de perda auditiva são os aeroportos, por causa das turbinas dos aviões, restaurantes, boates e estabelecimentos de entretenimento com música e sistemas de som em alto volume.

Vale lembrar que o trabalhador com perda auditiva pode receber auxílio-doença caso fique afastado por período superior a 15 dias.

Nessas condições, ele tem estabilidade de um ano após o retorno ao trabalho.

Afinal, o que é audiometria ocupacional?

Trata-se de um exame rápido e indolor, usado para medir a capacidade auditiva e de interpretação dos sons.

Por meio dele, é possível detectar alterações na audição, bem como diagnosticar o tipo e o grau da perda auditiva, se houver.

O exame deve ser realizado em uma clínica, por um médico ou fonoaudiólogo devidamente habilitado.

Seus resultados podem sugerir a necessidade do uso de medidas preventivas ou, até mesmo, de encaminhamento para tratamento adequado.

audiometria-no-ipiranga-sp

Esse exame é recomendado para trabalhadores que se expõem constantemente a ruídos e, por meio dessa ferramenta, será possível estabelecer medidas coletivas e individuais para proteção auricular.

Dessa forma, o médico do trabalho recomendará qual trabalhador será submetido ao exame de audiometria e quais outros exames devem complementar a avaliação auditiva do indivíduo.

Como é feito o exame audiométrico?

O teste é realizado dentro de uma cabine acústica, com o uso de fones de ouvidos e participação ativa do paciente.

A duração do exame é rápida.

Porém, deve ser feita com atenção do profissional para evitar interpretações equivocadas do resultado.

Além disso, a colaboração do trabalhador é fundamental para que o exame transcorra sem intercorrências.

Dados

Os registros de perda auditiva relacionada ao trabalho têm diminuído nos últimos anos. Em 2017, foram 366 casos em todo o Brasil, sendo 344 com Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e 22 sem CAT. No ano anterior, foram 440 casos (399 com CAT e 41 sem CAT).

A queda é ainda mais significativa quando se incluem os dados de 2015. Naquele ano, houve 690 afastamentos por perda auditiva (639 com CAT e 51 sem CAT). Nos últimos cinco anos, o Brasil teve 2.838 casos – sendo 2.3617 com CAT e 221 sem CAT.

É importante lembrar que os números não refletem a realidade.

Como a perda auditiva não costuma gerar afastamento do trabalho e pode ser adquirida ou agravada fora do ambiente laboral, a emissão da CAT nem sempre é realizada.

Compartilhe conhecimento! S2

Facebook
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Dra. Regina Soares

Idealizada pela CEO Dra. Regina Soares, a Clínica ReVitali, é uma empresa especializada em promover saúde e qualidade de vida, por uma equipe de profissionais experientes em diversas áreas, tornando-se um atendimento personalizado e de excelência aos seus pacientes.

Post Recentes
Abrir chat
Precisando de ajuda?
Fale com a Jullia agora!
Os melhores aparelhos auditivos com atendimento de excelência! Me chama aqui, como posso te ajudar?