Teste da Orelinha e sua importância para a saúde auditiva

teste-da-orelinha-como-e

O teste da orelhinha, também conhecido como triagem auditiva neonatal (TAN), é uma avaliação realizada por exames eletrofisiológicos e eletroacústicos.

Com objetivo de detectar perda auditiva no período neonatal, permitindo diagnóstico, manejo e reabilitação precoces, antes mesmo dos 6 meses de vida.

O exame é realizado em recém-nascidos e é obrigatório em todos os hospitais brasileiros.

De custo gratuito, o teste é totalmente indolor e não possui nenhum risco ou contraindicação.

Para realizá-lo, um fonoaudiólogo coloca na orelha do recém-nascido um aparelho que produz ondas sonoras leves.

A partir de então, é analisada a forma como esses estímulos são processados pelo ouvido interno.

o-que-e-o-teste-da-orelinha

Se tudo estiver dentro do padrão, a criança é liberada.

Caso contrário, ela é encaminhada para testes mais específicos, de maneira a observar a existência de algum problema.

Todo esse processo é feito com bastante tranquilidade, no momento em que o bebê está dormindo.

Obrigatoriedade do teste da orelhinha

O teste da orelhinha tornou-se obrigatório no ano de 2010, quando a Lei nº 12.303 foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O motivo dessa decisão ocorre embasado em diversos fatores.

O primeiro deles é que existe um número expressivo de bebês que nascem com algum tipo de problema auditivo.

De acordo com dados médicos, são três a cada mil nascimentos.

O segundo ponto é que a perda da audição, nos mais diferentes graus, acarreta diversos prejuízos para o desenvolvimento pleno das crianças.

Isso inclui, entre outras coisas, aquisição da linguagem e interação interpessoal.

Além disso, quanto mais cedo for detectado um problema auditivo, mais fácil será definir qual o tratamento certo para cada situação, evitando complicações futuras.

Possíveis causas de perda auditiva em bebês

Várias razões estão atreladas ao aparecimento de problemas auditivos em bebês, entre elas:

• má-formação durante a gravidez;
  • aparecimento de doenças genéticas;
  • complicações devido a doenças infecciosas, como rubéola ou toxoplasmose;
  • nascimento prematuro;
  • problemas durante o parto.

Quando detectado algum problema, o bebê é encaminhado para um serviço de diagnóstico, onde serão realizados a avaliação otorrinolaringológica e exames complementares.

Nessa fase muitos bebês apresentarão audição normal e alguns terão a perda auditiva confirmada.

Perda auditiva confirmada no teste da orelinha

Uma vez confirmados o tipo e o grau da perda auditiva, o bebê será encaminhado para um programa de intervenção precoce a fim de orientar a família, preparar para o uso de aparelhos de amplificação ou implante coclear e terapia fonoaudiológica.

O fonoaudiólogo tem papel fundamental durante todas as fases do processo de detecção, diagnóstico e intervenção precoce nas alterações auditivas.

A audição é fundamental para o desenvolvimento da fala, da linguagem e da aprendizagem.

Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe um comentário ou entre em contato via WhatsApp / Telefone.

Estamos aqui para te ajudar!! 🙂

Dra. Regina Soares

Idealizada pela CEO Dra. Regina Soares, a Clínica ReVitali, é uma empresa especializada em promover saúde e qualidade de vida, por uma equipe de profissionais experientes em diversas áreas, tornando-se um atendimento personalizado e de excelência aos seus pacientes.

Post Recentes
Precisando de ajuda?
Fale com a Jullia agora!
Os melhores aparelhos auditivos com atendimento de excelência! Me chama aqui, como posso te ajudar?