Surdez súbita – você sabe o que é e o que pode causá-la?

A Surdez súbita é a perda brusca da audição, ou a piora abrupta de uma alteração auditiva já existente, de caráter sensorioneural.

Geralmente unilateral, e que acontece em pessoas com mais de 40 anos.

Ela não apresenta um fator etiológico bem definido, ou seja, sua causa pode ser desconhecida.

Vamos te explicar mais detalhadamente… acompanhe!

Em geral, a surdez súbita é percebida por uma redução na audição, por vertigens (falsas sensações de movimentos) e zumbidos, além de uma sensação de pressão nos ouvidos, como se eles estivessem obstruídos.

surdez-subita

Zumbidos e vertigens

Em média, 70% dos casos apresentam, como principais sintomas, os zumbidos que podem persistir por um longo período, e 30%, as vertigens, que geralmente se reduzem com o tempo.

Como a maioria dos pacientes com surdez súbita se recuperam espontaneamente, em aproximadamente 15 dias, sua incidência é, provavelmente, subestimada.

Somente os pacientes que não se recuperam são os que procuram um atendimento especializado e seriam devidamente diagnosticados.

Ela pode ser provocada por diversos fatores:

1 - Doenças

A surdez súbita pode ocorrer com a presença de doenças virais (gripes, caxumba, parotidite, sarampo, mononucleose, entre outras). 

Ela também pode ser provocada por doenças autoimunes e infecciosas (sífilis ou a doença de Lyme).

E além dessas causas, a perda auditiva súbita pode advir de um tumor no nervo auditivo (neuroma acústico), esclerose múltipla, doença de Ménière, ou, ainda, por um pequeno derrame no centro de equilíbrio do cérebro (cerebelo).

2 - Medicamentos

Alguns medicamentos podem apresentar efeitos colaterais que levam às lesões nos ouvidos, são chamados de ototóxicos, ou seja, fazem mal especialmente quando há superdosagem.

Os fármacos com maior potencial para essas reações incluem: antibióticos, anti-inflamatórios, quimioterápicos, diuréticos e remédios para dor e febre.

A lesão auditiva por medicamentos se relaciona diretamente com a dose e o período de uso.

Dessa forma, quando há um uso contínuo do remédio, há uma perda permanente da audição pelo acúmulo do remédio no organismo.

3 - Infecções

Várias infecções, como a meningite bacteriana, a doença de Lyme (bactéria transmitida pela picada de carrapato) e as virais (caxumba e encefalite por herpes simples), causam a perda auditiva súbita, imediatamente ou durante a doença.

4 - Traumas acústicos

Nos traumas acústicos, a perda temporária da audição é uma maneira do corpo se auto-proteger e lidar com ruídos altos, de acordo com uma pesquisa feita pela Universidades de New South Wales, Auckland e Califórnia.

5 - Alguns exercícios físicos intensos

Algumas atividades físicas podem levar à surdez súbita, como o levantamento de pesos e o mergulho.

Elas podem provocar uma fístula (buraco) entre o ouvido médio e o interno. E, em alguns casos, essa alteração anatômica é congênita, podendo tornar a pessoa mais suscetível à perda súbita da audição quando ocorre lesão na cabeça ou em situações de mudanças de pressão.

surdez-subita-o-que-é

Qual o tratamento para a surdez súbita?

Mesmo podendo ser recuperada espontaneamente, aos primeiros sinais e sintomas de uma surdez súbita, é fundamental que se consulte com urgência um otorrinolaringologista.

Pois, após 48 horas do início dos sintomas, dependendo da causa, as probabilidades de reversão ficam reduzidas.

Apesar deste consenso sobre a necessidade de buscar ajuda o mais rápido possível, o tratamento ainda é controverso e varia de acordo com o médico e as causas que provocaram a perda repentina de audição.

Por isso, são realizados exames clínicos e audiométricos.

São indicados uso de medicamentos anti-inflamatórios, mas para os casos mais severos, quando a medicação não consegue melhorar ou reverter o quadro, é indicado o uso de aparelhos auditivos que restauram parte da audição perdida.

Conclusão

As causas da surdez súbita, que é uma redução abrupta da audição, pode ser causada por diferentes fatores e apresentar uma melhora espontânea ou ser persistente.

Assim, ao sentir qualquer mudança na sua audição, é fundamental que você procure ajuda de um otorrinolaringologista para um correto diagnóstico e um tratamento.

Se você teve o diagnóstico e foi orientado a procurar auxílio para uso de aparelho auditivo, nos procure! Aqui na Clínica Revitali você encontra o modelo ideal para sua rotina e garante uma melhor qualidade de vida.

Compartilhe conhecimento! S2

Facebook
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Dra. Regina Soares

Idealizada pela CEO Dra. Regina Soares, a Clínica ReVitali, é uma empresa especializada em promover saúde e qualidade de vida, por uma equipe de profissionais experientes em diversas áreas, tornando-se um atendimento personalizado e de excelência aos seus pacientes.

Post Recentes
Abrir chat
Precisando de ajuda?
Fale com a Jullia agora!
Os melhores aparelhos auditivos com atendimento de excelência! Me chama aqui, como posso te ajudar?