Surdez: As dificuldades que as pessoas surdas enfrentam

surdez-pessoas-surdas

As dificuldades que a surdez traz para as nossas vidas são inúmeras, e vão desde não entender o que as pessoas falam até mesmo a não conseguir arranjar um emprego ou ser entendido pelos mais íntimos.

Percebe-se também que a acessibilidade para surdos é um grande desafio.

Essa parcela da população ainda enfrenta dificuldades para conseguir realizar atividades cotidianas: ir ao banco, fazer compras, ir ao médico, ou mesmo conviver com os ouvintes no âmbito da sociedade, como por exemplo, assistir um filme no cinema, um seminário ou uma palestra, tornam-se atividades difíceis para os surdos.

A falta de interprete de libras em todos esses locais dificulta e até inviabiliza a convivências dessas pessoas na sociedade.

Cotidiano da pessoa surda

Imagine como é o cotidiano de uma pessoa surda que tem a Língua Brasileira de Sinais como primeira língua, em um país em que poucos ouvintes sequer a conhecem.

Muitas coisas são comprometidas.

E muitas delas são básicas:

Na educação, os efeitos ocorrem tanto na socialização dos alunos surdos quanto na dificuldade em terminar os estudos.

A taxa de alfabetização das pessoas com deficiência auditiva é bem menor que a das sem nenhuma deficiência – 75,5% contra 92,1%.

E um afeta o outro.

Quando a educação é comprometida, outras situações sofrem consequências.

Conseguir um emprego, por exemplo. O surdo precisa enfrentar o despreparo de recrutadores e gestores em um ambiente de trabalho que não está acessível a maioria das vezes.

Ambiente virtual para pessoa surda

E vamos ainda falar do que todos usam diariamente, o ambiente virtual: somente 1% dos sites estão acessíveis para as pessoas com deficiência.

É como se a internet estivesse offline para o surdo.

Alguns dados

Atualmente os surdos no mercado de trabalho ainda encontram muitas dificuldades.

De acordo com a legislação brasileira, as empresas com mais de 100 funcionários devem destinar 3% das vagas para pessoas com deficiência física.

Mas isso não significa que a inclusão seja real e que deficientes não sofram preconceito e dificuldades no mercado de trabalho.

No Brasil, mais de 9,7 milhões de pessoas possuem deficiência auditiva.

Dentro desse total, mais de 2 milhões apresentam deficiência auditiva severa.

Causas que dificultam a inclusão dos surdos

Uma das causas que dificultam a inclusão dos surdos no mercado de trabalho tem origem na infância, com os obstáculos sofridos já na educação e alfabetização.

As pessoas que nascem surdas possuem como primeira língua a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), sendo português a segunda língua.

Isso ocorre pela falta de intérpretes de Libras em muitas cidades brasileiras.

Segundo informações do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência Física (Conade), as maiores dificuldades de inclusão dos deficientes no mercado de trabalho são o preconceito, a adaptação de ambientes e a comunicação com os colegas e chefes, no caso de ouvintes e não ouvintes.

Além disso, vale destacar que existe uma dificuldade de especialização e de formação adequada, visto que falta intérpretes de Libras em faculdades e cursos.

Compartilhe conhecimento! S2

Facebook
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Dra. Regina Soares

Idealizada pela CEO Dra. Regina Soares, a Clínica ReVitali, é uma empresa especializada em promover saúde e qualidade de vida, por uma equipe de profissionais experientes em diversas áreas, tornando-se um atendimento personalizado e de excelência aos seus pacientes.

Post Recentes
Abrir chat
Precisando de ajuda?
Fale com a Jullia agora!
Os melhores aparelhos auditivos com atendimento de excelência! Me chama aqui, como posso te ajudar?