Perda auditiva no trabalho: Ruídos é o maior vilão

perda-auditiva-no-trabalho

Perda auditiva no trabalho, de acordo com levantamento da Sociedade Brasileira de Otologia (SOB), 30% a 35% dos casos de perda auditiva ocorrem por exposição excessiva a ruídos constantes.

Essa também é uma das causas mais comuns das doenças ocupacionais, mas nem sempre o trabalhador sabe como comprovar a perda auditiva no trabalho.

A perda auditiva relacionada ao trabalho ocorre devido aos riscos existentes em determinados ambientes laborais, com exposição contínua a ruídos e barulhos intensos sob Nível de Pressão Sonora (NPS) acima de 85 dB (decibéis) por oito horas diárias, regularmente.

A alteração do sistema auditivo acomete muitos trabalhadores de forma bilateral (nos dois ouvidos) nos primeiros cinco anos de atividade, sendo progressiva e irreversível.

Sintomas de perda auditiva no trabalho

Para identificar esse tipo de perda da audição, é importante que colaboradores e empregadores fiquem sempre atentos aos principais sintomas, ainda em sua fase inicial, que podem ser sinalizados com as seguintes disfunções:

  • alterações no sono;
  • depressão;
  • dificuldade para identificar a origem do som;
  • dores de cabeça;
  • falta de atenção e concentração;
  • irritabilidade com sons intensos;
  • irritação e ansiedade;
  • isolamento e constrangimentos provocados pela dificuldade auditiva;
  • não entender a fala durante as conversas;
  • sensação de ouvir zumbidos;
  • tontura e dificuldades no equilíbrio corporal.

A maior ocorrência da perda auditiva laboral ocorre, principalmente, em ambientes cujas atividades são relacionadas aos setores de metalurgia, siderurgia, produção gráfica, construção civil, indústria têxtil, transporte e agricultura.

protecao-ouvido-trabalho

As principais causas da perda auditiva laboral

A Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR), além de ser provocada por ruídos intensos e constantes, pode estar relacionada a outros fatores, como a vibração, o calor e a exposição a substâncias químicas que, muitas vezes, fazem parte da rotina de trabalho.

Ruído excessivo:

Um ruído que se apresenta de forma intensa e continuada provoca alterações estruturais no ouvido interno que determinam a ocorrência da PAIR, identificada pelo CID 10 — H83.3. Quando a exposição ao ruído ocorre de forma súbita e muito intensa, como estouros, pode provocar um trauma acústico, com lesões temporárias ou definitivas nas diversas estruturas do ouvido.

Vibração

Algumas máquinas que transmitem vibração ocupacional, como as empilhadeiras, ônibus, caminhões, tratores, prensas, pás carregadeiras, roçadeiras, britadeiras, motosserras, lixadeiras e martelo, entre outras ferramentas de impacto, podem interferir drasticamente na saúde da audição.

Excesso de calor

O excesso de calor gerado em ambientes de algumas indústrias é muito prejudicial ao funcionamento do sistema auditivo. Dessa forma, os trabalhadores que lidam diretamente com caldeiras e fornos, por exemplo, correm risco contínuo de perda gradual da audição.

Substâncias químicas

Solventes e metais pesados, por exemplo, podem causar perdas auditivas com as mesmas características das perdas por ruído. Isso ocorre pela multiplicidade de substâncias com diferentes estruturas moleculares, por combinações desses elementos e variações na intensidade e nos parâmetros de exposição, que pode ser aguda, intermitente ou crônica.

Como comprovar a perda auditiva no trabalho

Quando a perda auditiva é causada pelas condições do ambiente de trabalho, o trabalhador tem direito a indenização. Entretanto, é necessário um laudo técnico que demonstre a perda da capacidade auditiva e comprove que ela não é de natureza congênita ou degenerativa.

Assim, mesmo que não haja a necessidade de afastamento do trabalho, o que ocorre na maioria dos casos, deve ser emitida uma CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) para, junto à previdência social, registrar o adoecimento relacionado ao trabalho.

Compartilhe conhecimento! S2

Facebook
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Dra. Regina Soares

Idealizada pela CEO Dra. Regina Soares, a Clínica ReVitali, é uma empresa especializada em promover saúde e qualidade de vida, por uma equipe de profissionais experientes em diversas áreas, tornando-se um atendimento personalizado e de excelência aos seus pacientes.

Post Recentes
Abrir chat
Precisando de ajuda?
Fale com a Jullia agora!
Os melhores aparelhos auditivos com atendimento de excelência! Me chama aqui, como posso te ajudar?