Dia Mundial da Audição

dia-mundial-da-audicao

Dia 3 de março é comemorado oficial o Dia Mundial da Audição.

A data é uma campanha realizada anualmente pelo Escritório de Prevenção da Cegueira e Surdez da Organização Mundial da Saúde.

Dia 3 de março é comemorado oficial o Dia Mundial da Audição. A data é uma campanha realizada anualmente pelo Escritório de Prevenção da Cegueira e Surdez da Organização Mundial da Saúde.

Em todo o mundo, 466 milhões de pessoas sofrem de perda auditiva com marcas de invalidez. Deste total, 34 milhões são crianças. Mas, segundo a Organização Mundial da Saúde, OMS, este quadro pode piorar até 2050, quando mais de 900 milhões de pessoas deverão registrar perda de audição nesse mesmo nível. 

Dentre os motivos da perda auditiva estão causas genéticas, complicações no nascimento, certas doenças infecciosas, infecções crônicas do ouvido, uso de medicamentos específicos, exposição a ruído excessivo e envelhecimento. 

A OMS observa ainda que 60% da perda auditiva infantil ocorre por causas evitáveis. Cerca de 1,1 bilhão de jovens com idades entre 12 e 35 anos correm risco de sofrerem perda de audição devido à exposição a ruídos nos telefones, em ambientes recreativos, em shows etc.

DADOS

A perda auditiva incapacitante refere-se à perda auditiva superior a 40 decibéis, no ouvido com a melhor capacidade de audição em adultos e a uma perda auditiva superior a 30 decibéis no melhor ouvido das crianças. A maioria das pessoas com deficiência auditiva mora em países de baixa e média rendas.

Aproximadamente um terço das pessoas com mais de 65 anos de idade são afetadas pela perda auditiva incapacitante. Dados da OMS indicam que a prevalência do problema nessa faixa etária é maior no sul da Ásia, Ásia-Pacífico e África Subsaariana.

NO BRASIL

No Brasil, existem 10,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva. Desse total, 2,3 milhões têm deficiência severa. Se o Brasil tem 210 milhões de pessoas, as pessoas com deficiência auditiva representam 4,76% da população. Entre estes, as com perda severa somam 23%. 

A surdez atinge mais homens do que mulheres e sua predominância é na faixa de 60 anos de idade ou mais (57%). Nove por cento das pessoas com deficiência auditiva nasceram com essa condição e 91% adquiriram ao longo da vida, sendo que a metade deles foi antes dos 50 anos. Entre os pesquisados, 87% não usam aparelhos auditivos.

ATENÇÃO: SONS QUE PREJUDICAM SUA AUDIÇÃO

Um ouvido normal e saudável é capaz de ouvir frequências que variam de 20 a 20.000 Hz. No entanto, alguns sons podem causar perda auditiva permanente ou de longo prazo, instantaneamente ou após uma escuta prolongada. O som é medido em decibéis (representado como “dB”). 

Uma conversa normalmente ocorre em torno de 60 dB, o que não é alto o suficiente para causar danos. Um show normal de rock tem uma média de 120 dB, o que significa que danos auditivos podem ocorrer após os primeiros 15 minutos. Simplificando, quanto menor o volume, mais tempo você pode ouvir sem danos; quanto maior o volume, menor o tempo necessário para que ocorram danos auditivos. Aqui estão os intervalos de sons que você provavelmente não sabia que poderiam afetar sua audição:

85 – 100 dB (Demora 6 a 8 horas para causar danos)

  • Trafégo pesado
  • Ar condicionado de janela (perto de você)
  • Bar barulhento
  • Secador de cabelo
  • Motocicleta
  • Brinquedo de apertar (perto da orelha)
  • Vagão do metrô (passando)
  • Música no volume máximo

 

110 – 180 dB (Demora de um a 30 minutos antes de causar dano, dependendo do nível)

  • Show de rock (se localizado perto de alto-falantes)
  • Trovão
  • Sirene de veículo de emergência
  • Estouro de balão (perto da orelha)
  • Multidão em estádio
  • Fogos de artifício
  • Airbag de segurança
  • Avião a jato decolando

 

PREVENÇÃO

A maneira mais simples de evitar o desenvolvimento de perda auditiva é prestar atenção ao volume do som aonde quer que você vá. Ouvir níveis abaixo de 85 dB pode ajudá-lo a preservar sua audição. Se um som estiver muito alto, não fique por perto o tempo suficiente para causar danos. Em caso de dúvida, você sempre poderá usar uma proteção auditiva. 

Ficou com dúvidas?

Entre em contato conosco pelo telefone (11) 2272-5894, (11) 2061-5854 ou WhatsApp (11) 94866-6859, estaremos prontos para proporcionar o melhor atendimento.

Compartilhe conhecimento! S2

Facebook
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Dra. Regina Soares

Idealizada pela CEO Dra. Regina Soares, a Clínica ReVitali, é uma empresa especializada em promover saúde e qualidade de vida, por uma equipe de profissionais experientes em diversas áreas, tornando-se um atendimento personalizado e de excelência aos seus pacientes.

Post Recentes
Abrir chat
Precisando de ajuda?
Fale com a Jullia agora!
Os melhores aparelhos auditivos com atendimento de excelência! Me chama aqui, como posso te ajudar?