Deficiência auditiva e aprendizagem infantil – Como lidar?

Deficiência auditiva, dificuldades no desenvolvimento de uma criança podem acontecer quando os sintomas de surdez ou perda auditiva não tenham sido diagnosticados precocemente e não tenha sido realizado um tratamento adequado a tempo.

Ouvir bem e de forma nítida é essencial para as crianças poderem receber informações e as sequências de aprendizagem escolar.

Mas infelizmente, muitas crianças não conseguem utilizar adequadamente este caminho para aprender porque apresentam ou déficits parciais ou déficits totais (surdez) de percepção auditiva.

deficiencia-auditiva-infantil

Organização Mundial da Saúde

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a perda auditiva em crianças é um problema que acomete 34 milhões de crianças no mundo.

O mais alarmante é que, em 60% dos casos, essas causas são preveníveis.

Teste Auditivo

Quando realizado precocemente, um teste auditivo para as crianças, representará a possibilidade de se ter acesso a uma vida completa, pois permite aos pais ou responsáveis, tomarem decisões e agirem para interromper essa perda auditiva.

Esta é a maneira como a perda auditiva impacta no desempenho social e acadêmico, afetando a autoestima e o desenvolvimento emocional.

Cuidados escolares com crianças portadoras de deficiência auditiva

Muitos estudos têm mostrado que as crianças surdas devem, antes de tudo, ter um ambiente direcionado para as suas necessidades.

Leia aqui: Como identificar perda auditiva em crianças

As escolas para surdos não deveriam deixar de existir, pois estas escolas permitem que a aprendizagem e a aquisição de meios de comunicação específicos são mais adequadas e também são genuinamente mais inclusivas para estas crianças.

De acordo com os autores, na educação infantil e nos primeiros 5 anos da educação fundamental os pacientes surdos se desenvolvem mais e melhor em escolas especiais para surdos (onde recebem instrução por Libras por professores sinalizadores fluentes e em meio a outros colegas surdos).

deficiencia-auditiva-criancas

TEA - TDAH

A criança deve ser extensamente avaliada e investigada para verificar a presença de outros acometimentos, como deficiência intelectual, TEA, TDAH, lesões neurológicas ou distúrbios de linguagem pois tais condições podem ser mais deletérias para a criança do que a própria dificuldade em processar informações auditivas, visto que muitas vezes uma deficiência auditiva não vem sozinha e isto tem direta implicação na aprendizagem infantil.

Deficiência auditiva

Assim, as alterações auditivas em crianças necessitam de uma intervenção precoce se o objetivo for evitar impactos negativos em diferentes esferas de sua aprendizagem.

  • O atraso no desenvolvimento da linguagem oral da criança afeta os seguintes aspectos da sua vida:
  • Pensamento lógico e racional
  • Desenvolvimento da memória
  • Capacidade de leitura
  • Aprendizagem e rendimento acadêmico

 

É muito importante, frente a tudo isso exposto anteriormente, uma avaliação interdisciplinar completa com testes neuropsicológicos, fonoaudiológicos e psicopedagógicos adequados e que podem ser aplicados num contexto de deficiência auditiva.

Crianças em processo de aprendizagem com deficiência auditiva são necessárias estratégias predominantemente visuais com uso de instrumentos didáticos, imagens e recursos veiculados por esta forma de comunicação para transmitir os conteúdos.

Conclusão

Para àquelas já com diagnóstico de surdez, devemos adotar formas de comunicação realmente mais adaptadas e específicas como uso de Libras apoiada na oralidade.

Explique sempre à criança que a escola está ciente e preparada para suas restrições e que fará de tudo para oferecer o suporte necessário à ela.

Isso transmite confiança e segurança à criança.

Estar ciente destes efeitos da perda auditiva sobre o desenvolvimento da fala e da linguagem nas crianças, é um grande ponto de partida para dar a importância adequada ao diagnóstico precoce e à intervenção oportuna.

Somente com conhecimento, conseguimos garantir uma vida plena às crianças com perda auditiva.

Compartilhe conhecimento! S2

Facebook
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Dra. Regina Soares

Idealizada pela CEO Dra. Regina Soares, a Clínica ReVitali, é uma empresa especializada em promover saúde e qualidade de vida, por uma equipe de profissionais experientes em diversas áreas, tornando-se um atendimento personalizado e de excelência aos seus pacientes.

Post Recentes
Abrir chat
Precisando de ajuda?
Fale com a Jullia agora!
Os melhores aparelhos auditivos com atendimento de excelência! Me chama aqui, como posso te ajudar?