Como a alimentação pode influenciar na saúde auditiva

alimentacao-saude-auditiva

Você já parou para pensar que manter uma alimentação saudável e balanceada pode fazer a diferença não só para o corpo e sua boa forma, mas também para a saúde da sua audição?

Existem alguns alimentos que podem reduzir o risco de desenvolver a perda auditiva ou impedir que ela ou outros problemas auditivos progridam.

Vale lembrar que, uma vez destruída a célula sensorial que capta os sons, o processo é irreversível.

Por isso, ao longa da vida, é importante manter uma alimentação saudável.

Nos primeiros sintomas de alguma alteração metabólica é preciso tomar cuidado, prevenir para que não haja lesão dessas células. Depois da lesão, não tem alimento que ajude a voltar.

Banana, batata e espinafre para escutar melhor!

Um dos nutrientes mais importantes para a saúde auditiva é o potássio.

Se ingerido em poucas quantidades, este mineral pode influenciar na perda auditiva.

A explicação para isso é simples: o potássio é o responsável por suportar a transmissão de impulsos nervosos, então é recomendável a ingestão de frutas como: damasco, banana, melão e laranja, além de batata, espinafre, feijão e leite.

Amêndoas, manteiga de amendoim e frutas cítricas

Alimentos famosos por sua vitamina C, como limão, laranja, tangerina, e aqueles ricos em vitamina E, como amêndoas, óleo de girassol e manteiga de amendoim também podem ajudar – e muito – quando o assunto é afastar os problemas auditivos.

Os especialistas em saúde auditiva recomendam o consumo em grandes quantidades dessas vitaminas porque elas ajudam a aliviar a perda auditiva, possibilitando a correção de deficiências nutricionais, aumentando a circulação sanguínea, melhorando o sistema imunológico e o combate à infecção.

Peixes são excelentes para a audição feminina

peixe-melhora-saude-auditiva

Para a audição feminina, estes não são os únicos aliados. Uma pesquisa do Hospital Brigham and Women, nos Estados Unidos, apontou que o consumo de duas ou mais porções de peixe por semana está associado a um menor risco de perdas auditivas em mulheres.

Para se chegar a essa conclusão foram analisadas 65.215 mulheres, que foram acompanhadas no período entre os anos de 1991 a 2009.

Após aproximadamente 1.038.093 acompanhamentos dessas pessoas por ano, foram notificados 11.606 casos de perda auditiva incidente.

A análise constatou que quanto maior o consumo de cada tipo de peixe específico menor era o risco de perda auditiva. 

Açúcar, cafeína e tabaco em excesso podem prejudicar a audição

Embora alguns alimentos façam muito bem para audição, outros como açúcares e carboidratos, quando consumidos em grande quantidade podem desenvolver problemas de audição.

A cafeína, encontrada no café e em refrigerantes a base de cola, em muitos estudos é apontada como uma inimiga da saúde auditiva, é vista como um fator que pode acentuar o incômodo do zumbido, mas em outros, como este aqui, ela pode ser considerada um “remédio” para o problema.

Como o assunto ainda é controverso, a maioria dos especialistas indica o consumo com parcimônia da substância e, caso o paciente note piora, a suspensão completa da ingestão.

Compartilhe conhecimento! S2

Facebook
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Dra. Regina Soares

Idealizada pela CEO Dra. Regina Soares, a Clínica ReVitali, é uma empresa especializada em promover saúde e qualidade de vida, por uma equipe de profissionais experientes em diversas áreas, tornando-se um atendimento personalizado e de excelência aos seus pacientes.

Post Recentes
Abrir chat
Precisando de ajuda?
Fale com a Jullia agora!
Os melhores aparelhos auditivos com atendimento de excelência! Me chama aqui, como posso te ajudar?