Aquisição da linguagem e perda auditiva

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O desenvolvimento da linguagem e das habilidades auditivas ocorre de forma completa quando acontece a conexão entre os fatores físicos, psicológicos e sociais de maneira consistente durante a infância, e, principalmente nos primeiros anos de vida da criança.

Os processos da linguagem e da aprendizagem são bastante complexos, envolvem redes de neurônios distribuídas em diferentes regiões cerebrais e se relacionam à percepção da fala, sendo dependentes da integridade auditiva periférica e central.

Os primeiros anos de vida são considerados os mais importantes para o desenvolvimento das habilidades auditivas e de linguagem, pois nesse período ocorre a maturação do sistema nervoso, com maior crescimento cerebral e formação de novas conexões neuronais.

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Desde o nascimento, a criança reage a seus pais e outros que estão à sua volta, tranquilizando-se ao escutar a voz de familiares, sorrindo e respondendo ao contato.

Importante ressaltar que os códigos e linguagem são sistemas que a mente constrói e explicita através das representações culturais, e estão associados ao complexo sistema funcional de comunicação e audição composto pela sensação do som, percepção, elaboração, programação e articulação da fala.

O ritmo do desenvolvimento da fala varia muito de criança para criança, mas nas crianças com audição normal, é esperado que o sistema fonêmico fonológico esteja completo e bem estabelecido por volta dos quatro anos de idade.

A audição desempenha um papel fundamental e decisivo para a criança desenvolver a linguagem falada, devendo a mesma possuir a integridade do sistema auditivo, tanto periférico como central.

Aquisição da linguagem X perda auditiva

Quando um bebê ou uma criança apresenta perda auditiva, a aquisão da linguagem verbal torna-se mais difícil.

Isso porque a imitação dos sons não será tão eficiente.

Afinal de contas, ou o indivíduo não conseguirá escutar o que está sendo dito ou precisará fazer um grande esforço para conseguir captar tal informação. Isto gera um cansaço excessivo, aumentando a desatenção.

Como consequência, além dos atrasos na fala, a forma de expressão oral e escrita também fica comprometida.

O motivo é que se tornam comuns erros de fonema, trocas na estrutura das sílabas, criação de frases com informações desconexas, entre outras coisas.

Isso compromete o andamento escolar, a aprendizagem de novos conteúdos e todo o processo social de desenvolvimento e expressão que a linguagem proporciona.

Tratamentos

Qualquer problema auditivo, seja na criança ou no bebê, deve ser identificado e tratado de maneira prévia.

Dessa forma, todas as dificuldades citadas anteriormente deixam de existir ou são amenizadas, contribuindo para um crescimento saudável.

Na grande maioria dos casos, os problemas têm tratamento, que são feitos com o uso de aparelhos auditivos ou cirurgia.

Em qualquer uma das situações, o mais importante é dar início ao cuidado com a audição de forma prévia.

Assim, menos complicações aparecem na aquisição da linguagem.

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Dra. Regina Soares

Idealizada pela CEO Dra. Regina Soares, a Clínica ReVitali, é uma empresa especializada em promover saúde e qualidade de vida, por uma equipe de profissionais experientes em diversas áreas, tornando-se um atendimento personalizado e de excelência aos seus pacientes.

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